Wednesday, May 30, 2012

Seu sobre nome no Quebec pode valer seu emprego.

E assim começa a matéria de hoje, dia 30 de maio de 2012, do jonal 'The Gazette' de Montreal: 'Se você pensa que a forma étnica que seu sobre nome soa está impedindo você de encontrar um emprego, você está certo'. Enão, de acordo com uma pesquisa liberada na última terça-feira, pelo Quebec Human Rights and Youth Rights Comission (Comissão de direitos humanos do Quebec e Comissão dos direitos dos jovens) quem tem um sobre nome frânces tem 64% mais chances de ser entrevistado do que qual outro tipo de sobre nome.

A pesquisa se cadidatou para 581 vagas, com nomes fictícios de dezembro de 2010 até maio de 2011, sendo que a metade dos nomes seriam típicos do Quebec e a outra metade estrageira.

Os destaques da pesquisa mostra que o maior preconceito se concentra contra pessoas que parece ter nome de origem africana onde 72% de nomes francófonos tiveram mais ligações se comparados com as mesmas qualidades profissionais, mais com nomes diferentes contra os africanos; 63% contra os árabes e 58% contra latinos.

Outra conclusão é que a o preconceito aqui no Quebec é maior, pois a taxa de desemprego entre imigrantes e não-imigrantes é de 4,5%; na província de Ontario é de 1,4% e na Columbia Britânica é de 0,4%.

Veja a matéria completa clicando aqui.

1 comment:

Insira seu comentário aqui.