Wednesday, April 24, 2013

Será que o Brasil está indo pro caminho certo?

Sunday, April 14, 2013

Empregadas domésticas no Brasil e Canadá

Muito bom ver que no Brasil elas estão tendo mais direitos e que deverão ter horários respeitados e tudo mais, sempre achei absurda a idéia de empregada ter que dormir na casa do patrão, quarto de empregada para mim representa a 'senzala' dos tempo modernos. Um quarto que fica do lado da cozinha, minúsculo e com um basculhate. Como todo ser humano e trabalhador, as empregadas domésticas tem que ter um salário digno sim, diga-se de passagem e de acordo com o DIEESE o salário mínimo no Brasil deveria de ser de R$ 2.616,41. Enfim, se você precisa de empregadas 24 x 7, que contrate 3 empregadas em três turnos de 8 horas. 
Uma vez comentando sobre isso escutei: "Quando você tiver um filho você vai saber o que é precisar de uma empregada o dia todo com você?". Eu fico imaginando como as canadenses; americanas e todas as pessoas de classe média nos países desenvolvidos fazem então? Aqui o buraco é mais embaixo, se você vem do Brasil e está acostumado com um excército de funcionários como: jardineiro; empregada doméstica; motorista e etc aqui, só para ter empregada você deve ser rico, partindo do princípio que o salário mínimo aqui é de $ 9.90 (nove dólares canadenses e noventa centavos) isso daria por semana daria $ 396,00 e por mês $ 1.716,00. Então classe média aqui não tem empregada doméstica.
Se você quer morar aqui, pensando que vai ter mordomia como no Brasil e pensa em tratar todo mundo que trabalha como empregados domésticos; zeladores; faxineiro e etc com menosprezo e achando-se melhor que eles, por favor nem venha! Porque aqui todos são respeitados e é normal, por exemplo, ver adolescentes de classe média trabalhando em redes de fast-foods entre outros lugares para levantar alguma grana neste período.
Só para abrir um parênteses os prédios aqui, na gande maioria, não tem o zelador, que fica na portaria atendendo os interfones. Tem uma pessoa que em inglês é chamada de "build manager" e frânces "concierge" e também não é o como o síndico. Ele na verdade fica responsável de receber aluguéis dos proprietários; atender as reclamações de defeitos nos apartamentos como vazamentos de água; aquecedor que não funciona e providenciar o reparo, além da manutenção do prédio e por ai vai. O concierge do prédio que eu moro vai para Cuba passar férias todo ano e a faxineira do local que eu levo as roupas para lavar as vezes tem um carro sedan automático. 
Não sou contra ter empregada doméstica, pelo contrário, quem me dera poder ter uma aqui em casa. Sou contra a falta de dignidade que eles têm, tendo que trabalhar o mês todo para ganhar uma merreca; moram no ridículo quartinho de empregada, sem poder pagar um aluguel e ficar com suas famílias depois de oito horas de trabalho como qualquer pessoa. 
Agora, outra coisa é a CLT que para mim é algo que atravanca a economia do Brasil, pois o custo de se contratar um funcionário é muito caro para empresas, então imagina para as pessoas física. Bom mas isso é para outro post. Abraço para todos.

Alguns links interessantes:
Empregadas domésticas no Canadá - podcast
O "gagau" de Tetê e as horas extras.


Tuesday, April 2, 2013

Bye Bye Quebec


O jornal "Globe and Mail" publicou uma carta de um leitor, médico, anglófono, que veio do exterior para estudar aqui na província do Quebec, mas que finalmente decidiu ir embora. Depois de ser reprovado inúmeras vezes no exame da OQLF (Escritório da Língua Francesa - em português) para ter o direito de trabalhar como médico aqui (Um exame que segundo ele, não é obrigatório para os médicos anglófonos nascidos aqui).

Veja a íntegra da carta aqui.

http://www.theglobeandmail.com/life/facts-and-arguments/my-battle-with-the-language-police-as-an-anglo-professional-in-quebec/article10622232/

Artigo original também em frânces aqui.
http://blogues.journaldemontreal.com/sophiedurocher/actualites/bye-bye-quebec/