Sunday, February 13, 2011

Canadian unemployment data

Canadian unemployment data: Clique aqui para saber mais

Construindo futuros no Canadá

Uma série de vídeos sobre imigrantes, de diversas nacionalidades que estão vivendo aqui e mostrando como conseguir seu espaço na sociedade canadense, em diferentes cidades de diferentes províncias em todo Canadá.

São 20 vídeos, que você pode ver diretamente no You Tube, basta procurar: Building Futures in Canada Immigrants and Newcomers - Working in Canada

Gosto sempre de ressaltar, há profissões que você pode entrar de forma menos difícil, há outras que parecem impossíveis, mas você consegue. Só vai depender mesmo de você e do tempo e dinheiro que você está disposto a gastar ou investir, como escrevi antes. Só depende de você.

Barreiras foram feitas para você ultrapassar e se tornar mais forte e não para empedir você de realizar algo ou torná-lo mais fraco. O ser humano foi feito para desafios.

Vou colocar os cinco primeiros vídeos aqui no blog.

Vídeo 01


Vídeo 02

Video 03

Vídeo 04 (em frânces)


Video 05

PREPARO + OPORTUNIDADE = SORTE


Para mim, como sempre falo, as pessoas não podem querer ficar fantasiando muito e achar que tudo será fácil, mas pode ser o inferno, só depende de você. Por que eu falo isso? Simplesmente pelo fato que há pessoas mal acostumadas, não sei se por criação ou por elas mesmo achando que sempre haverão no mundo pessoas dispostas a fazer o trabalho que ela própria deveria estar fazendo.
Qual o segredo de um imigrante bem sucedido? Fazer as coisas acontecerem e não ficar esperando quem alguém faça por você. O que eu chamo "fazer as coisas acontecerem"? Ir atrás das informações. Como? Você sabia que internet não serve só para Orkut; Facebook e bate-papo (chat)? Hoje em dia, com a internet você pode ter uma noção de como sua profissão está no Canadá; se precisa ou não de validação de diplomas; o tempo necessário e custo. Tudo isso no Google; Yahoo!; existem também fóruns de discussão; comunidades virtuais; blogs; até mesmo comunidades no Facebook e Orkut. Quando alguém chega para mim e diz: "Vê isso para mim, por favor" eu vou fazer o que a pessoa poderia estar fazendo, vou ver no Google. Não brinque com o seu futuro, faça buscas até achar que encontrou o suficiente para evitar dores de cabeça no futuro, pois há pessoas que estarão dispostas a vender tudo, casa; carro; largar tudo e estão arriscadas a voltar pro Brasil sem nada. Seja profissional até para planejar.
Assim como há diversas histórias de pessoas que não conseguiram o tão sonhado lugar ao sol aqui, há muitas que conseguiram ter sucesso e até mesmo ser empresários e empresárias aqui. A diferença, não generalizando, é que alguns ficaram só reclamando da vida; do Canadá e por ai vai e outros foram atrás das informações; pessoas e lugares certos e assim geraram oportunidades para conseguir o que queriam. Sim, geraram oportunidades, ou você pensa que vai conseguir algo reclamando da vida?
Assim como há matérias na internet de má experiencias a outras mostrando que é possível.
Não faça um planejamento, só pensando na entrevista, com apresentações superficiais no powerpoint; folhas impressas só para mostrar na entrevista do Canadá, mas faça uma pesquisa pensando que é a sua vida e tudo o que você construiu está em jogo. Isso não é uma brincadeira, é muito sério.
Boas buscas; bom planejamento; pés fincados no chão e boa sorte.

PREPARO + OPORTUNIDADE = SORTE

Como fazer um busca no Google: Clique aqui
Dicas de busca do próprio Google. mas em inglês: Clique aqui.

Saturday, February 5, 2011

Economia forte no Brasil. Voltar ou não voltar?


O Canadá Direto, edição de 05 e 06 de fevereiro disponibilizou um podcast com uma reportagem muito interessante sobre brasileiros que estão retornando para o Brasil graças ao "boom econômico" e aliado a isso outros motivos que fizeram essas pessoas voltarem.
Para escutar o podcast, basta clicar aqui e baixar o arquivo mp3. Bom, cada caso é um caso.
A Carolina Marques, entrevistada no progrma disse que é fácil arrumar trabalho aqui. Depende do trabalho é claro, o que mais tem é trabalho de atendente no comércio e restaurantes em geral.
Agora o Rodrigo Abreu, com 8 anos de Canadá, stá bem sucedido, com uma pós-graduação daqui está voltando também, pois acredita estar melhor e outro fatores que ele comenta na entrevista.
Eu quero ver qual será minha reação quando eu voltar para o Rio de férias, tendo em vista que estou aqui há 2 anos e 8 meses. Cada experiência é única, como sempre costumo dizer.
Bom escute o podcast e acompanhe os programas no site: Canadá Direto - clique aqui. Há muitas matérias legais além dessa que eu destaquei.

Tuesday, February 1, 2011

Por que imigrar não é para todos?

Eu não tenho muito o que reclamar aqui no Canadá, mas se você hoje está em uma posição muito alta, digo um cargo muito alto no Brasil, pense bem antes de largar tudo e vir para cá. Por quê? Veja o vídeo abaixo, uma reportagem da CTV, não sei de quando é, mas nada mudou muito daquela época para cá. Isso é uma realidade para muitas profissões, há profissões que podem ser menos difíceis de você conseguir trabalhar como informática (claro que depende do seu inglês; francês e experiências), mas outras que serão muito difíceis e muito mais difíceis aqui no Québec, como medicina.
Isso não é para desmotivar ninguém, simplesmente para você ser pé fincado, cravado, enterrado no chão.
Aqui quem estudou na PUC, na USP ou UNICAMP para eles é o mesmo para quem estudou na Universidade Estácio de Sá, a mesma coisa pois eles não conhecem as universidades. Algumas profissões você vai começar do zero. Isso mesmo, do zero. Não se engane, se informe. Não é ruim morar aqui, mas venha preparado, faça o seu dever de casa bem feito antes de decidir vender tudo, largar tudo e veja muito se vale a pena.
Tem gente que muda até de profissão aqui, tipo engenheiro que praticamente tem que revalidar o diploma, estudar e aguardar o longo processo de reconhecimento e equivalência de competências prefere estudar em um curso técnico ou decide outra profissão para começar do zero e de executivo no Brasil vai trabalhar no Subway, as vezes gente com currículos excepcionais, inglês fluente e curso no exterior. Você pode ser vítima de discriminação até para alugar um imóvel aqui sabia? É contra a lei, mas pode acontecer. Só acho que se você vem, venha preparado, pode dar sorte em conseguir algo, mas venha preparado também para o pior, não torre todas as suas economias indo para New York, achando que tudo é baratinho até que esteja entrando uma renda que seja apropriada para você e não descarte a possibilidade de voltar, é normal não se adaptar como acontece com muitos brasileiros. Não espere que aqui alguém vai fazer algo por você é como diz na última parte da reportagem abaixo: "É como convidar você para jantar, mas você terá que lavar os pratos com agente".
Mas nem tudo são só pedras, a notícia boa é que é possível você se realizar profissionalmente depois que sair do Brasil, como duas pessoas próximas minha que estão prestes a acabar e finalizar o longo e caro processo de validadação das competências delas como dentista, isso mesmo agora elas serão dentistas no Canadá e poderão excercer aqui. Mas isso requer muita dedicação; paciência; humildade em ter que descer um ou mais degrais para subir tudo denovo e por ai vai. Ai, só vai depender mesmo de você em todos os sentidos.

Part 1

Part 2

Part 3