Wednesday, April 28, 2010

Invasão de domicílio - CUIDADO

Isso é um pouco chato de escrever, mas em 1 ano e dez meses de Montréal, tenho escutado ao menos 4 histórias de invasão de domicílio (breaking and entering) de pessoas próximas e o pior, isso acontece logo nos primeiros dias que a pessoa chega, em um dos casos.

Por isso, a dica é fazer um seguro de casa assim que chegar e não perca tempo em depositar sua grana no banco o mais rápido possível.

Para vocês terem uma idéia, um seguro que cobre até C$ 15 mil de danos materiais e até C$ 1 milhão em caso de responsabilidade civil, no caso de incêndio dependendo do caso sai por C$ 245.00 por ano (ou C$ 21.42 por mês) aproximadamente.

Então, fica a dica para não ter dor de cabeça.

Para quem está na busca de um apartamento, tem que ficar ligado com a vizinhança, procure ver se na redondeza ou no prédio a indícios de portas arrombadas, isso pode ser um sinal que a área costuma ter visitas indesejadas e também, o melhor é procurar apartamento com indicações de pessoas próximas (que não garante muito, mas acho que minimiza).

Abaixo, fiz uma lista que de acordo com o mapa de 2008 (Interactive Graphic: Crime in Montreal), do Jornal The Gazette, você pode ver as áreas que tem mais índices, próximo ao centro da cidade e os pontos onde tem menos ocorrencias de "breaking and entering" (invasão de domicílio):

Mais ocorrencias:
Plateau Mont Royal
Notre Dame de Grace e Cote des Neiges
St. Laurent
Mercier Hochelaga Maisonneuve
Ahuntsic-Cartierville
Rosemont-La Petite Patrie

Menos ocorrências:
Ville Marie
Villeray-St.Michel Parc Extension
Lachine

Bem menos ocorrências:
Cidade de Mont Royal
Outremont
Westmount
Cidade de Cote St. Luc
Cidade de Hampstead
La Salle

Proteção, nunca é demais.

Tuesday, April 20, 2010

Violência zero

Sim, violência zero, mas isso foi no constatado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana, pelo menos é o que alega o Instituto de Segurança Pública.

Mais informações no link abaixo:

Tuesday, April 13, 2010

Québec no vermelho, agora a francisação

Photo : Jacques Nadeau - Le Devoir

É como se não basta-se todas as medidas para o budget do Québec, agora a bola de vez foi a francisação no tempo integral.
Nada mais que 31 turmas e seus respectivos professores serão cortados. Isso inclui, as turmas de tempo integral; oral e frânces escrito.
Na segunda-feira, dia 12 de abril de 2010, um grupo de 800 pessoas (professores e alunos), foram até o prédio do MICC (Ministério de Imigração e Comunidades Culturais) se manifestar contra tal decisão.
Bom e para completar, outro estudo mostrou que a província do Québec é a que menos faz pelos seus novos imigrantes, comparando-se com as outras províncias.

Fontes:

Saturday, April 10, 2010

Canadá Direto e minha participação


Vocês sabiam que existe no Canadá um programa de rádio produzido e apresentado por brasileiros? Sim, é verdade. No prédio da Rádio Canada, em Montréal, província de Québec fica o estúdio do programa "Canadá Direto" que é apresentado e produzido por Gilda Salomone e Hector Vilar*.

O programa conta com 1 hora de duração, onde é discutido assuntos atuais pertinentes a comunidade brasileira e claro da língua portuguesa no dia-a-dia canadense, tem também dicas de lugares interessantes por todo o país, música e participação dos ouvintes por e-mail; cartas e até telefone. Muitos ouvintes participam mesmo estado no Brasil.

Aqui está o site da rádio: http://www.rcinet.ca/portugues/, lá você poderá acompanhar os programas, assuntos e baixar até os arquivos de audio (podcast) das últimas emissões. Muito legal não? Vale a pena dar uma conferida.

E falando em Rádio Canadá, eu tive meus 15 minutos de fama lá. Fui entrevistado pela Gilda e Hector, no programa apresentado no dia 09 da abril, que foi sobre o Boom Imobiliário no Canadá e a mudança de regras para a compra da tão sonhada casa própria, pelo menos para nós brasileiros.

Aqui está o link do programa gravado com minha entrevista: clique aqui

Agora, por que eu fui lá? Tudo começou em uma apresentação informal no escritório que trabalho, onde meu colega Steve Garai, que também é agente imobiliário nos mostrou como comprar nosso primeiro imóvel. A apresentação dele, foi muito boa e eu achei que seria válido compartilhar essas preciosas informações com a comunidade brasileira, tanto para os que estão aqui há muito tempo, quanto aos recém chegados, pois estamos totalmente crus aqui em nosso novo país.

Então, sugeri ao Steve de fazer tal apresentação, para um grupo maior e ele concordou, convidando outros colegas que atual no mercado imobiliário/ financeiro de Montréal e o resultado será uma apresentação, que será realisada no centro da cidade no dia 20 de abril, as 18hs. Quem tiver interesse em ir pode enviar um e-mail para: canadalistas@yahoo.ca, pois temos vagas limitadas e o evento será gratuito.

Então, divulguei este evento no grupo de discussão que participo, chamado "Grupo Fale" e minha amiga Flávia, que também trabalha como colaboradora da Rádio, informou aos produtores que me convidarão para participar. Você podem ouvir o podcast no site do programa, mencionado acima.

Fui muito boa a experiência e a Gilda e Hector são nota 10.

(*) O Hector fez o documentário "J'adopte un pays" com o casal Patrick e Valeria.

Wednesday, April 7, 2010

Comprando meu primeiro imóvel - Apresentação

Pessoal, somente para informar que quem está em Montréal está convidado a participar da apresentação: "Comprando meu primeiro imóvel".

Vagas limitadas e o evento será gratuito:

Quem está interessado favor enviar um e-mail para: canadalistas@yahoo.ca

Avisar também o número de pessoas que irão acompanhá-lo(a)

O local e hora do evento será informado no e-mail, mas será no downtown entre as estações de metro Peel e Bonnaventure no dia: 20 de abril as 18hs.

Amanhã, dia 08 de abril, também serei entrevistado na Rádio Canadá International as 16hs (horário de Montréal) - transmissão em português falando sobre o atual boom imobiliário aqui de Montréal.

Quem quiser também pode ir no site da RDI para acompanhar minha entrevista:

Sunday, April 4, 2010

A nossa semana Santa


Eu e a patroa tiramos a nossa Semana Santa para passear, aproveitando bem o bom tempo e alta temperatura que fez aqui em Montreal. Acreditem a temperatura máxima chegou a 24.7ºC ontem e hoje 25.5ºC.

Então, só um pouquinho do que fizemos ontem e hoje. Ontem, dia 03 de abril, fomos ao "Parc de la Merci" com amigos e depois a noite com outros amigos, fomos a um restaurante tailandes que por sinal tem uma boa comida, com bom atendimento e bom preço chamado "Chao Praya".
Hoje, dia 04 de abril, eu e a patroa fomos ao "Parc National du Mont Saint-Bruno", um parque muito bonito por sinal. Que paz! Nada como dirigir com as janelas do carro aberta sentindo o vento e depois curtir o dia com amigos e a patroa.

Ah! Quase esqueci de mencionar. Aqui no Canadá, pelo menos em Montreal você pode escolher trabalhar na sexta-feira santa ou na segunda-feira. Eu trabalhei sexta e amanhã, segundona fico em casa.

Espero que todos tenham tido uma boa páscoa e até o próximo post.

Aconteceu em Montréal


Antes eu ficava todo feliz em ver as pessoas andando com os seus iPods; MP3 players e laptops sem preocupação nos metros e ônibus de Montréal, calma os números aqui ainda são bem menores que os do Brasil em termos de violência, mas veja a reportagem abaixo:

Métro muggings on the rise, Montreal police say

Between Jan. 1 and March 30 of this year, there were 85 reported muggings in the 64 métro stations patrolled by Montreal police.

Photograph by: Dave Sidaway, Gazette file photo


Montreal: Crédito de até $ 12,500 para comprar seu imóvel


E a prefeitura de Montréal lança um novo programa para estimular a compra de imóveis na cidade. A meta é trazer 75 mil novas famílias para a ilha.


Somente será elegível para este programa quem estará comprando o seu primeiro imóvel e resumidamente será assim:



  • Pessoa sem filhos que irá comprar sozinho o novo imóvel no valor de até $ 200 mil, incluindo as taxas (TVQ/TPS).

  • Para duas pessoas que moram juntas sem crianças - $ 235 mil.

Nos dois casos acima o crédito dado pela prefeitura será de $ 4,500 dolares canadenses e 40% da taxa de "Bienvenue" (chaves no Brasil) será paga também.



  • Pessoa com ao menos uma criança - $ 265 mil (valor do imóvel); receberá um crédito maior, que será de $ 10 mil e 100% da taxa de "Bienvenue".

  • Para pessoas com ao menos uma criança, mas que pretendem comprar uma casa de três quartos o valor máximo do imóvel admissível será de $ 295 mil para receber o crédito de $ 12,500 dólares mais 100% da taxa de "Bienvenue".

Exemplos da assistência financeira para a compra da casa:



  • Uma família que irá adquirir seu primeiro imóvel, com crianças deseja comprar um duplex de $ 345 mil. A família irá ocupar o térreo e terá um inquilino no andar de cima. Então, neste caso, eles terão um reembolso de 100% da taxa de "bienvenue", que será de $ 3,675.

  • Uma outra família, que irá comprar o seu primeiro imóvel, irá comprar uma casa, com três quartos de 96 metros quadrados por $ 285 mil. Neste caso, terão 100% da taxa de "bienvenue" ($ 2,775) e o crédito de $ 12,500 - um subssídio que será de $ 15,275 e se esta casa segue o programa "SHDM's AccèsCondo Program", terão mais um crédito de $ 28,500 de crédito na compra do imóvel.

Além disso, os novos compradores terão 6 meses de serviço de transporte público gratuito na cidade.


Vejam as informações de forma mais completa no site da prefeitura, no link relacionado abaixo (seção - Fonte).

Nada mal não?


Fonte:
Habiter Montreal