Saturday, October 31, 2009

A questão do Frânces.



Buscando estratégias para a sobrevivência do idioma Frânces na América do Norte, a pequena ilha francófona em volta a um oceano Inglês recebeu o surpreendente apoio do deputado e líder do partido NDP (Nouveau Parti Démocratique) que o Québec tem o direito de exigir que todos os seus novos imigrantes aprendam primeiro o frânces, antes de que qualquer outro idioma na Camara dos Comuns (Parlamento Canadense), que por sinal votou unanime essa moção, mas essa votação não tem efeito de lei. Ele convocou os membros dos partidos Liberal e Conservadores a criar um projeto lei para isso.

Isso tudo foi depois da decisão da Suprema Corte do Canadá, considerar incostitucional as disposições inseridas na Carta da Língua Francesa de 2002, isto abrirá uma brecha para que os pais matriculem seus filhos em escolas secundárias anglófonas que recebem subvenção do Estado.

Pela Lei 101 do Quebec, não é permitido aos pais imigrantes matricularem seus filhos em escolas públicas anglófonas e estão levantando um debate para que esta lei seja também ampliada aos CEGEPS, centros educacionais técnicos espalhados pela província. No qual também não dará mais direito aos novos imigrantes de fazer um curso técnico em ingles com algum tipo de subvenção do governo.

Bom, essa é uma questão muito complicada e sempre discutida aqui na Belle Province. Vale apena ler e conhecer um pouco mais sobre a Lei 101 de 1977 e o que ela abrange, como por exemplo:

  • Impor o uso exclusivo do Frances em cartazes públicos e propagandas comerciais;

  • Extender os programas de francisation a todas as empresas com 50 funcionários ou mais e

  • Tornar restrito o acesso as escolas anglófonas somente aos pais que tiveram uma educação em inglês no Québec.

O Québec também considera o Frânces como única língua oficial, bom aqui é um província francófona, nada mais natural que isso para salvar o idioma da extinsão.

Só acredito que falando os dois todos só tem a ganhar, ter uma mão-de-obra bilíngue do Fast-Food até a alta gerência é sempre um grande diferencial.

Fontes:

Le Québec a le droit de forcer ses immigrants à apprendre le français, croit le NPD

École anglaise au Québec: la Cour suprême donne raison aux parents

Allons-nous encore parler français au Québec dans 50 ans?

Tuesday, October 27, 2009

Eleições, contratos e empreiteiros.


Imagine o seguinte cenário: três candidatos a prefeitura da cidade sendo que um, o atual prefeito, teve um contrato sob suspeita de irregularidades para controlar o consumo de água e o cancelou perto das eleições (bonzinho ele); outro candidato que teve o seu braço direito envolvido com telefonemas suspeitos e recebimento de dinheiro também suspeito e quando descoberto, deixou a função na em plena campanha e ainda não deu respostas claras ao Diretor Geral das Eleições e o terceiro candidato não tem experiência.
Não, este cenário não é em nenhuma cidade do Brasil e sim aqui em Montréal.
No dia 1º de Novembro de 2009, será realizado o dia de votação para eleger o futuro prefeito da cidade, que por sinal terá muito o que fazer. Como já escrevi em um post anterior, as ruas de Montreal para dirigir ninguém merece, muitos buracos e obras para tudo quanto é lado, tornando o trânsito ainda mais lento nas horas de rush. Isso me lembra um prefeito maluquinho que vivia de jaqueta (risos).
Os candidatos as eleições são: Gérald Tremblay da coligação “Union Montréal”e atual prefeito; Louise Harel da coligação “Vision Montréal”e Richar Bergeron da coligação: “Projet Montréal”, que está ganhando espaço diante das descobertas de corrupção nesta eleição.
Em matéria publicada pelo Jornal Metro de Montreal, no dia 23 septembre 2009, informando que o contrato dos medidores de água foram anulados pelo atual prefeito, após análise feita pelo Auditor Geral da cidade M. Jacques Bergeron, no qual informa que o contrato foi feito: “Muito rápido, muito grande e muito caro”, sem a devida concorrência e a prefeitura não irá pagar um bom valor pelo serviço. Esse trabalho de análise demorou 5 meses, sendo analisadas 16.000 páginas de documentos.
Água nestas eleições será um dos temas mais importantes, pois o moradores da ilha também estão questionando a sua qualidade. Outra coisa é o transporte, pois o passe mensal aumentou 37% nos últimos anos.
Outra polêmica aqui e que está dando o que falar foi que o braço direito da coligação: “Vision Montréal”; o ex-segundo homem da campanha, M. Benoît Labonté de acordo com muitas reportagens em várias fontes informando inúmeros encontros com o empreiteiro Tony Accurso e também foram rastreadas inúmeras ligações entre M. Labonté e M. Accurso, sem contar com as contribuições de milhares de dolares canadenses da parte de empreiteiros em construção. Acho que estamos cansados de ver esse filme e comer muita pizza.
Bom, agora o que vejo aqui é que a Direção Geral das Eleições está levantando informações e foi divulgado um número para denúnciar iliegalidades nestas eleições, agora vamos ver onde e quando isso vai terminar e senão vai virar mais uma enche linguiça e dar tudo em pizza como estamos cansados de ver em algum lugar deste planeta.

Fontes:
Contrato dos medidores de água
Ética do M. Labonté questionada pelos atuais candidatos.

A foto acima, da esquerda para direita: Richard Bergeron, Louise Harel et Gérald Tremblay - foto de Steeve Dugay/ Métro.

Monday, October 26, 2009

Incrição no curso de frânces

Hoje fui com minha esposa fazer sua incrição no curso de frânces. Mas como todo esse processo começou?

Pesquisando na internet, vi que no site do MICC (Ministere d’Immigration et Communautes culturelles) tem os formulários para serem preenchidos e enviados pelo correio. Depois de aproximadamente duas semanas, você recebe uma resposta com o endereço do Centro Escolar que será efetuada a matrícula. O custo foi só do selo e da passagem para ir fazer a inscrição.

Então, quais são os passos para a inscrição no curso em tempo integral (30 horas por semana).

1) Entrar no site do MICC:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/apprendre-quebec/index.html

2) Clique no link: cours intensifs à temps complet

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/apprendre-quebec/temps-complet/index.html

Você pode ver que do lado esquerdo, há outros links relativos ao tipo de curso, como: Inscrição; ajuda financeira; locais de formação e etc.

3) Clique no link: Adimission

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/apprendre-quebec/temps-complet/admission.html

Nesta mesma página, você irá ver um link com o calendário do período de início e fim da inscrição e outros links auxiliares.

4) Abaixo o link do formulário de inscrição:

http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/formulaires/formulaire-titre/admission-cours-francais.html

Que está disponibilizado em duas versões, dinamica, no qual você pode preencher (sem salvar) e imprimir já com as informações e o stático que você imprime e preenche manualmente.

Bom, é só enviar para o endereço indicado nas páginas bem explicadas do documento e aguardar a resposta.

Simples assim. Acredito que você pode ir também a um local indicado por eles e fazer a inscrição, mas não tenho certeza. Achei esse processo tão simples por correio que nem me preocupei em ligar. Mande a carta com a tarifa mais baixa.

Boa a sorte a todos e bom curso de frânces.

Futuros temas do blog

Em Breve:

- Inscriçao no curso de frances (Hoje - 26 de outubro)

- Eleiçoes em Montréal (27 de outubro)

- Trabalho. Meus direitos no Quebec (Domingo - 01 de Novembro)

Todos os posts acima serao postados no maximo até a meia noite (horário de Montreal).

Saturday, October 24, 2009

Pneus de inverno e ter carro no Canadá.


Com o outono as temperaturas começam a cair, cair e cair até chegar o inverno rigoroso canadense. Então para quem tem carro aqui, uma das coisas a começar a se preocupar é a hora troca os pneus all-seasons para os pneus de inverno. Mas "all-seasons" não quer dizer todas as estações, por quê deveria trocá-los? Esses pneus são feitos para condições de calor e chuva, não tem um desempenho e seguraça tão bom quanto os pneus de inverno, que tem mais aderência na neve e sobre o gelo. Outra pergunta que nos vem a cabeça é: Quando devo trocar para os pneus de inverno? Em média, quando a temperatura não passar mais de 10ºC já é uma boa época para a troca, mas a Lei aqui no Quebec determina que os pneus devem ser trocados no máximo até o dia: 15 de dezembro, caso contrário você pode receber uma multa de até $300. A lei só é aplicada a moradores da província e não para quem está de passagem por aqui.
Este prazo para mim já é tarde, pois começa a nevar bem antes disso e outra coisa aqui perigosa nas ruas é o gelo formado pelo congelamento de poças d'água. Fique atento e compre pneus bons para neve e gelo. Para se ter uma idéia, o jogo de 4 pneus com instalação e balanceamento para carros com aro 15" pode ficar entre $500 a $600. Se você quiser comprar as rodas, para você mesmo instalar depois fica em torno de $50 cada + txs. Depois de comprados os pneus você só vai pagar a troca e o balanceamento, que é de aproximandamente $50. Tem gente que prefere colocar as próprias rodas, mas isso é de cada um.
Aqui há várias marcas de pneus para todos os bolsos. Desde de uma marca exclusiva da Canadian Tire produzido pela Goodyear, chamado Nordic até o mais caro e considerado aqui entre os quebequenses o melhor chamado Toyo.
Outra coisa que as vezes acontece aqui é o roubo dos pneus, há casos de pessoas acordarem e verem seu carro sem os quatro pneus durante a manhã. Que m... isso.
Aqui há uma gama de acessórios, para auxiliar o condutor nos tempos difíceis de invernos. Você deve comprar uma pá, para liberar o caminho para sair da sua vaga e entrar nela, caso seu carro fique na rua; uma ferramenta para tira a neve dos vidros dianteiros e traseiros e raspar a camada de gelo que se forma; líquido para colocar nos reservatórios de água que resite a temperaturas de até -45ºC entre outros. Morando aqui você vai ficar fera.
Ter carro aqui, para quem não tem garagem coberta (a grande maioria), significa acordar mais cedo e desenterrar o carro sob a neve que se acumula, mesmo que você não utilise o carro no dia, pois se deixar, a neve se transformará em uma camada de gelo ai ficará muito mais difícil retirar o seu carro.
Outra coisa aqui é que no inverno e as tempestades de neve, para limpar as ruas é jogado sal grosso e produtos químicos para derreter a neve e essa mistura, atingindo a lataria do carro sem a proteção adequada (um produto que deve ser passado em estabelecimentos específicos) começa a correar a lataria, é como pessoas que tem carro e moram de frente para o mar.
Bom, é isso não é fácil ter carro aqui no Canadá, ainda mais quando não se tem uma vaga coberta.