Thursday, January 29, 2009

Lição de vida

Monday, January 26, 2009

Canadá, um país bilíngue. Será?


No sábado do dia 17, a professora do curso de frances nos deu uma folha com uma série de perguntas a respeito do bilinguismo no Canadá e do frances no Quebec. Bom a conclusão que o nosso grupo chegou, toda a turma é que Montreal é a única cidade bilíngue no Canadá e o que não for Montreal fala ingles ou frances. Se eu não me engano há outras cidades que utilisam os dois idiomas, se souberem por favor comentem.
Para dentro do Quebec você vai ouvir muito o frânces e quanto mais longe de fronteira do Quebec vai aumentando a população que só fala inglês. Outro fator, aqui em Montreal quando se trata de idiomas é a profissão. Há profissões que é importante saber os dois, há profissões que um idioma predomina. Há muitas companinhas aqui onde só o inglês é falado internamente, por exemplo.
Tivemos outras duas questões interessantes: Será que o idioma frances vai acabar no Quebec? Será que o Quebec se separando ajudaria a manter o frances? Bom, com relação a primeira pergunta concluímos também que o idioma frances aqui não vai acabar, mesmo porque todo filho de imigrante que mora na província do Quebec deve matricular seu filho em uma escola francófona. Bom, isso foi um questionário da Universidade de Laval que nós do curso de francisação discutimos em sala de aula, os cursos de frances aqui parecem até salas da ONU, tem gente de vários países do mundo, bom isso é fácil quando você vive em uma das cidades mais multicurais do mundo.

Friday, January 23, 2009

O Brasil que não se cala

O grande Gabriel Pensador - Até Quando?


Alexandria Garcia que ficou na geladeira da Globo.


Salete Lemos - será que ela foi demitida mesmo?

Notícias de Montreal

Vou apresentar dois links no qual você poderá assistir usando o Windows Media Player.

CBC - Notícias em Inglês
http://www.cbc.ca/mrl3/8752/newsatsix/montreal.wmv

TVA - Notícias em Frances
http://207.253.121.82/LCN

Além de saber o que anda acontecendo por aqui você vai treinar a compreenção dos idiomas.

Friday, January 16, 2009

Coisas de país rico e coisas de país frio.

Bom meus leitores queridos eu não sei se é porque é aqui no Canadá ou eu nunca vi isso acontecer no Brasil. Acontece o seguinte aqui em Montreal há um grupo de Brasileiros, no qual eu pertenço que sempre procura se encontrar para conversar e todos os amantes do portugues brasileiro é o Grupo Fale Montreal e temos o Grupo Fale Ottawa. Bom, mas aonde eu quero chegar; neste grupo temos uma lista de discussão e já é a segunda vez que aparece um e-mail de uma pessoa doando algo. O primeiro e-mail foi doado um micro-ondas e agora neste segundo a pessoa está doando uma Canon Pizma IP4300 (imprime CD e DVD); HP 5150 e uma HP All-in-One, ainda falou que está nova na caixa e ganhou e usou pouco (risos). Além de dois aparelhos para utilizar se você quiser usar TV a cabo via VideoTron e Ilico Digital (na caixa e está novo). Bom, isso eu não vi no Brasil e meu companheiro de trabalho, o Thiago ainda me deu a dica de uma lista chamada: Freerecycle Montreal no Yahoo! Onde aparecem pessoas doando coisas também. No Brasil se alguém souber disso, por favor vamos divulgar.

Agora, vou partir para coisas de país frio. Aqui, essa semana a temperatura desceu absurdamente chegando a -29ºC. Sabe o que é andar num frio desses? Bom, mesmo com a temperatura a -12ºC e quando venta a sensação pode chegar a -25ºC, bem vestido você não sente frio, mas se você deixa seu rosto totalmente exposto você pode sentir, ao respirar que seu nariz parece que vai colar, sei lá algo estranho. Parece que o muco do nariz tá congelando, é estranho, mas nada terrível. Outra coisa são as bochechas que começam a ficar dormentes e se ventar não dá para encarar de frente, tem que colocar algo para proteger o rosto.
Andando na rua, deixei o fio do meu MP3 player do lado de fora do casaco, ele fica duro. Parece um arame.

Bom pessoal, um execelente final de semana para todos, quero agradecer a força da Carla e Gustavo e todas as pessoas que comentam. Teve uma pessoa que me perguntou sobre a demanda de trabalho como está para TI nesta crise, vou fazer um levantamento melhor e vou postar aqui. Um grande abraço, Flavio Francisco de Montreal - Québec - Canadá.

Wednesday, January 14, 2009

O preço de morar longe


Vida de imigrante não é fácil, como meu novo amigo Sindio de Salvador disse uma vez aqui para mim: "Imigrar é como casamento, primeiro você namora é tudo perfeito, mas depois que casa vem o período difícil da adaptação com a companheira (ou companheiro)".
É isso mesmo e hoje estou vendo como é alto o preço de imigrar, principalmente quando falamos de nossos pais e quando eles estão com problemas de saúde é pior ainda.
Minha querida mãe está com a glicose muito alta, resultado de não saber lidar com a doença e não é por menos, uma mulher com 75 anos que parou de fumar com 70 e nunca teve um problema de saúde sequer, descobre que é diabética com 73 é complicado mesmo.
Tenho meus familiares lá que estão dando uma força, mas meu amigo isso é o maior preço que você pode pagar, ficar longe das pessoas que você verdadeiramente ama. Só espero que ela se recupere deste quadro porque eu estou aqui com a cabeça a mil por hora.
Só para ter uma idéia do que estou falando ela ontem verificou sua glicose e estava a 480ml o valor normal de uma pessoa é de 100ml (senão me engano). Ou seja se aumentar mais esse nível ela corre o risco de entrar em coma.

Sunday, January 11, 2009

Viajando através da música em Montreal

Muito interessante este vídeo, mostrando o lado multicultural da cidade através da música.

Saturday, January 10, 2009

Roubo de veículos no Canadá


Fazendo pesquisas na internet sobre números de roubos de carro vi que Montreal está em primeiro lugar no número de roubos de carro no Canadá em números absolutos, mas em Winnipeg quando verificamos a densidade demográfica fica no topo.
Foram 146.100 veículos roubados em 2007 (carros; caminhões; motos; barcos; snowmobile...) - bom, eu só queria considerar carros, mas tudo bem. Dados da Statistique Canada. Há dados também informando que o número de roubos vem caindo e comparando o mesmo período de 2006 caiu 9%.
Montreal tem uma taxa de 601 veículos por 100 000 habitantes, uma queda de 39% desde 1997. Isso lhe dá o título de oitavo lugar sobre 27 comparando-se com outras cidades em todo o Canadá.
Mas Montreal está em primeiro lugar quando comparado-se a outras cidades grandes cidades do Quebec, tais como Trois-Rivières, Sherbrooke (350), Gatineau (294), Saguenay (265) et Québec (216).
Se formos considerar todo o país, o número fica em 443 roubos por 100 000 habitantes e na província de Quebec 470. Agora, Winnipeg está em primeiro lugar, são 1714 veículos roubados por 100 000 habitantes, totalizando 12.500 roubos. Manitoba, ganhou o primeiro lugar falando-se das províncias, 1236 e teve uma queda de 10% comparado ao ano de 2006.

Toronto ficou com 279 ocorrencias e não muito longe Ontario e enquanto isso em Nova Brunswick em Saint-Jean, o último lugar ficou com 168 veículos por 100 000 habitantes e as províncias de Terra Nova e Labrador e a Ilha do Principe Edward tiveram as melhores taxas: 120 e 120,5 respectivamente.

Geralmente os veículos roubados são usados para passeios de algumas horas ou prática de outros crimes e após isso encontrados abandonados e os veículos para revendas geralmente não encontrados.

fontes: http://argent.canoe.com/lca/infos/quebec/archives/2008/12/20081215-130715.html
http://www.autonet.ca/autos/nouvelles/assurances_financement/2004/05/28/4822170.html

E o Brasil?

Bom, os números deste grande país na América do Sul, de acordo com a revista Quatro Rodas são os seguintes, em 2005 foram 357 855 veículos (estão incluídos : barcos e snowmobile também?), isso quer dizer um a cada 90 segundos.

Calma, mas nem tudo está perdido vejam esta matéria sobre a cidade de Curitiba que tem bons motivos para comemorar: http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/280073/

Bom, se tiverem números mais completos sobre o Brasil fiquem a vontade para comentar, quero sempre agradecer o pessoal que comenta.

fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/conteudo_195965.shtml

Sunday, January 4, 2009

Vamos juntos fazer uma viagem pelas províncias e territórios do Canadá

Newfoundland and Labrador


Quebec


Ontario


New Brunswick


Nova Scotia


Prince Edward


Manitoba


Saskatchewan


Nuvavut and Yukon


Alberta


British Columbia

Saturday, January 3, 2009

Primeiro Reveillon no Canadá e Primeiro Post do Ano


O primeiro Reveillon no Canadá foi bom e trânquilo. Passei na casa de amigos e convidados, na maioria brasileiros.
Aqui as comemorações de Ano Novo se resumem em casa ou em clubs; pubs e bares com amigos, não há aquela queima de fogos como na praia de Copacabana ou uma grande festa na Time Square, em Nova Iorque, mas temos a queima de fogos na Place Jaques Cartier - Vieux Port com a presença de 20.000 pessoas.
Bom é claro que o ritmo desacelera nesta época as empresas começam a liberar mais cedo; outras emendam direto e só vão recomeçar as atividades dia 05 de janeiro. Eu estou na empresa que libera mais cedo (risos).
Nosso reveillon, tentamos matar um pouco da saudade vendo alguns vídeos da Ivete Sangalo no YouTube; falamos sobre os problemas da violência brasileira e até mesmos relatamos maus pedaços que ocorreram conosco. Sempre há uma história para contar sobre violência quando você viveu muito tempo no Brasil. Ficamos acompanhando os relógios para celebrar e estourar as champagnes. Foi bem família e muito bom, oportunidade de conhecer novos amigos e trocar idéias.
Bom, até o próximo post e FELIZ ANO NOVO a todos os leitores do blog, amigos e futuros imigrantes. Que em 2009 todos os seus objetivos se realizem com um ano de mais saúde e sabedoria a todos.